terça-feira, 7 de julho de 2015

Rápido e fácil: veja 5 mandamentos para decorar sala pequena

Rápido e fácil: veja 5 mandamentos para decorar sala pequena

Saber exatamente as medidas, escolher móveis sem exageros, decorar as paredes, valorizar teto e rodapé e priorizar toque pessoal são regras


 Um grande sonho com pouco espaço!”. Foi assim que o mineiro Douglas Cruz escreveu para  ajuda á transformar sua sala de estar . Como ele não está sozinho nessa e dúvidas para remodelar o espaço central da casa aparecem muito por aqui, a decoradora Simone Fogassa, sócia do escritório de decoração Decor In, foi além e listou os cinco mandamentos para acabar de vez com esta questão e deixar este ambiente mais bonito e acolhedor. Confira:


 Foto: Decor In / Divulgação
-------
Improvisar uma planta em papel simples apenas para saber as dimensões do ambiente é fundamental na hora de comprar os móveis e não pecar por exageros e deixar o ambiente entulhado
Foto: Decor In / Divulgação

Dúvida: 
Um grande sonho com pouco espaço! Estou precisando dos seus conhecimentos, pois meu apartamento é pequeno e não consegui identificar qual o melhor estilo para sala de estar. Poderia me ajudar? Segue a planta do apartamento. Desde já agradeço!
 Foto: vc repórter
Foto: vc repórter
------
Segundo a decoradora, esta parede colorida da sala de Douglas pode ganhar um revestimento de papel de parede discreto ou mesmo uma combinação de diversos quadros de formatos, tamanhos e temas diferentes


Resposta: 
Independentemente do espaço, o estilo deve sempre ficar a critério do morador! Mas algumas dicas simples, porém certeiras, podem guiá-lo na hora de decorar.
1) Comece com régua e papel 
Defina um formato de sala que leve em conta a circulação do ambiente. Não seria legal esbarrar em móveis e em objetos o tempo todo. Então, uma dica é ter uma planta (nada muito profissional), com as medidas em mãos na hora de comprar os móveis. Se você conseguir, já defina e deixe anotado o lugar em que o móvel vai ficar e o tamanho máximo que a peça deve ter. Fazer isso vai ajudá-lo a resistir quando ver aquela peça maravilhosa, mas que é grande demais para sua sala! Tente se concentrar apenas nos móveis que realmente precisa. Na hora de decorar salas pequenas, a regrinha “menos é mais” cai como uma luva!
2) Saiba escolher os móveis 
Você precisa ter cuidado na escolha dos móveis, como sofá e rack, que devem ser pouco profundos, para não roubarem espaços que são tão preciosos no seu caso. O sofá deve ser mais “sequinho” e com braços finos, para você ter um maior aproveitamento dos assentos. A TV, fixada na parede, também ajuda nessa questão. O painel é opcional, mas se optar em tê-lo lembre-se de que tons muito escuros dão a impressão de ambientes menores. Então, escolha materiais ou tons de madeira mais claros. Para o rack, sugiro que você já tenha em mente todos os equipamentos que pretende usar, como decodificador de TV a cabo, blu-ray ou DVD, videogame, roteador etc. Se você tiver eles em mente, conseguirá escolher ou mandar fazer uma peça na medida certa para o ambiente e que se encaixará perfeitamente na hora de esconder os fios e deixar o acabamento da melhor forma possível.
 Foto: Decor In / Divulgação
Rack com pouca profundida e TV na parede ajudam a aproveitar o espaço restrito; teto branco, cores neutras e rodapé da cor da parede ajudam a dar amplitude ao ambiente 
3) Atenção ao teto e ao rodapé 
Uso de cores claras. Essa é uma dica universal para quem tem problemas com espaço. Usar cores claras não aumentará o seu ambiente, mas criará a sensação de amplitude. Não que você não possa ter cores na sua sala, mas as deixe para pequenas peças ou detalhes. As paredes não precisam ser brancas, tons off white são claros o suficiente e ainda cumprem esse papel. Para o teto, mantenha o branco, pois o encontro dessas cores nas quinas provoca um lindo efeito tom sobre tom. O rodapé pintado na mesma cor da parede também ajuda a aumentar o pé-direito e ainda fica muito sofisticado.
 Foto: Escritório Messa Penna / Divulgação
Decorar as paredes com combinação de quadros ou mesmo com móveis planejados coloridos dá personalidade sem exageros ao ambiente
4) Decore as paredes! 
Prateleiras e nichos pouco profundos são recursos ótimos para apoiar livros, objetos decorativos e até pequenos quadros. Papel de parede também é um recurso prático e muito usado, mas fuja das composições. Escolha apenas um modelo e aplique em, no máximo, duas paredes do ambiente. Se você escolher um tom neutro, que converse com a tinta escolhida para o ambiente, vai acertar em cheio! Cortinas em linho ou voal fazem uma moldura para a guarnição da janela, que não é uma coisa bonita de se ver, e não pesam no ambiente.
5) Toque pessoal 
Personalidade do ambiente. Não se esqueça de que a sua sala tem que ter a sua cara! A personalidade de um ambiente é o que o deixa mais confortável para o proprietário e atraente para as visitas. Coloque objetos que tenham a ver com seu hobby, trabalho ou algo que goste muito. Peças adquiridas em viagens também são boas para ficarem expostas sobre uma mesa lateral, por exemplo. Se você gosta de cor, invista em uma super composição de almofada. Que tal uma luminária de piso descolada no canto do sofá?
 Foto: Escritório Bianca da Hora / Divulgação
Apesar de pequeno, é possível manter personalidade à sala com detalhes, como apostando em poltrona estampada, mesa de centro e combinação de almofadas.

Fonte: http://vidaeestilo.terra.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário